domingo, 19 de agosto de 2012

A composição e o ciclo das rochas


       Em geologia, rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos. 


                                               Ametista

- As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais que se originam de forma natural na crosta terrestre.
- Podem variar conforme às características, aos formatos, às cores, às texturas e ao tamanho. 
- Minerais - Elementos químicos definidos.
- Encontrados na forma líquida: mercúrio e a água.

    Uma das classificações mais utilizadas se baseia na origem das rochas, distinguindo três grandes grupos:


Rocha Magmática (ou Rochas Ígneas): 
Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. 
Granito

Podem ser de dois tipos:
- Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície, muitas vezes sem formar cristais visíveis a olho nu. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.

                            Caverna de Basalto - Ilha Reunião

        Usado na pavimentação de ruas e estradas, o basalto também é matéria-prima no molde de estátuas e obras de arte.

Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito, diabásio, sienito e o gabro.
O granito é bastante utilizado na fabricação de pias, pisos, calçamentos etc.

    
      Os  metais fazem parte da composição dos minerais. As rochas magmáticas podem conter minerais metálicos, formando jazidas importantes do ponto de vista econômico. 

Rochas Sedimentares: 
Qualquer rocha exposta à ação do vento, da chuva e da temperatura passa a sofrer a ação do intemperismo,  ou seja, do conjunto de processos mecânicos, químicos, e biológicos que provocam sua desintegração. Quando as rochas perdem a coesão, seus sedimentos passam a ser transportados por diferentes agentes, como o vento, a chuva e a gravidade. Esse processo é conhecido como erosão. A deposição desse material em outro ambiente é denominado sedimentação


As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes; são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:
Detríticas ou Clásticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, formado pela deposição de areia e o argilito.

                       Arenito                                                  Argilito

Químiogénicas - Se formam por meio de processos químicos que resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Alguns exemplos são as estalactites e as estalagmites de cavernas.

Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquífero, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos. Possui o mineral cálcite e o carvão, formado a partir dos resíduos vegetais. 


Arenito: utilizado em materiais de construção.
Calcário: aplicado na agricultura, para corrigir a acidez do solo.
Carvão Mineral: combustível fóssil, destinado ao uso industrial e energético, apesar de emitir grandes quantidades de poluentes na atmosfera.
Rochas sedimentares podem conter petróleo, gás natural e carvão, fontes de energia essenciais no mundo atual.

GRAND CANYON


Rochas Metamórficas


São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente.  Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do argilito; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

                                    Rocha inicial - Granito - Rocha metamórfica: Gnaisse


                             Ardósia formado a partir do Argilito.

                         Mármore - formado a partir do Calcário

OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozoica  Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.




Mineração
Os minerais são encontrados em todos os tipos de rocha. São bastante usados nas atividades humanas e podem ser classificados em:
- Metálicos - como ferro, manganês, bauxita, ouro, prata, cobre etc. Podem ser encontrados em áreas formadas por escudos cristalinos.
- Não Metálico - como carvão, petróleo, sal de cozinha, calcário, fosfato etc. Encontrados principalmente em bacias sedimentares.
Atualmente, os minerais metálicos e não metálicos são empregados de inúmeras formas. 
Ex. fogões, geladeiras e automóveis são feitos com chapas de ferro ou aço (mistura de ferro com manganês); latas de refrigerantes são feitas de alumínio; fios elétricos, de cobre; garrafas de plástico, produzidas com a transformação do petróleo. É importante destacar que  a extração dos minerais ocorre numa velocidade muito maior do que a sua formação na crosta terrestre.

A próxima grande extinção
"[...] Estamos acabando com os minerais da Terra. E isso pode abrir uma crise tecnológica: várias invenções, das mais fúteis às mais essenciais, poderão deixar de existir. [...] Até que a humanidade colonize outros planetas ou aprenda a sintetizar matéria, a saída é uma só: consumir menos e reciclar mais."


Fontes: Terra, Lygia, Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil volume 2 Editora Moderna 
              Blog: Geo-Conceição

Vídeo: Minerais e Rochas


Atividades relacionadas:

1- (UFRR) As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos:
a) Calcárias, basálticas e graníticas;
b) Crostáticas, continentais e oceânicas;
c) Areníticas, vulcânicas e radioativas;
d) Ígneas, sedimentares e metamórficas;

e) Neolíticas, terciárias e quaternárias.

2- (UAM) O gabro e o granito são exemplos de rochas:
a) magmáticas vulcânicas         
b) magmáticas extrusivas
c) magmáticas plutônicas          
d) metamórficas
e) sedimentares detríticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário